Search

hello.

jornalista, escritora e viciada em café.
@neilabahia

Relato - Show dos Racionais MC´s

Imagine-se convidado para uma grande festa, uma festa onde você é tratado como um convidado de honra e recebe todo tipo de atenção de seu anfitrião. Junto a você amigos de ontem e de hoje dispostos a curtir a festa que foi preparada para todos. Reunidos em volta do banquete todos comem e bebem descontraídos, desarmados e sem se preocupar com o que pode acontecer afinal todos ali possuem seus convites, quando inesperadamente surge o segurança da festa, sem saber muito de onde partiu uma ordem, mas agindo impensadamente arrastando você e todos os demais convidados pelo cabelo e colocando- os para fora da festa sem deixar você ao menos abrir a bolsa para mostrar o convite. Imaginou? O que passou pela sua cabeça? Dor, indignação, revolta, ódio e repulsa contra toda arbitrariedade existente naquelas ações? Pois se esse exemplo simplório gerou em sua mente esses sentimentos, você conseguiu sentir um terço do que eu sinto após ter participado de um show durante a 3ª virada cultural em São Paulo.

São Paulo, 05 de maio de 2007. A cidade estava em festa, o centro lotado por todas as tribos, povos e raças que conviviam em harmonia ouvindo e vendo as mais diversas manifestações. Passando por diversos palcos se podia ver de tudo, todo tipo de festa as legais e as ilegais, moços e velhos todos em festa comemorando a noite da cultura. Pouco mais de uma hora da manhã me dirigi ao palco Praça da Sé onde iria acontecer o show pelo qual eu ansiava, fã da banda há mais de dez anos, mal podia esperar para acompanhar um show tão grande como aquele e o que era melhor acessível a todos. Entre a multidão, homens, mulheres, crianças, de etnias variadas, posição financeira diversificada. Ali ninguém pediu extrato bancário ou verificaria a cor da pele, fazia parte da alma do show.


Quando após longa espera o grupo entra no palco, a adrenalina se manifesta em meu corpo, cantar cada uma das letras que tanto se repetiu em meu rádio em diferentes ambientes e em diversas fases da vida, não era suficiente para expressar minha emoção. Infelizmente após três canções a polícia militar do estado de São Paulo resolveu que o meu sonho e o da maioria que estava ali presente deveria ser encerrado antes da hora. Bombas de efeito moral começaram a ecoar, todos se perguntavam o que poderia estar acontecendo para justificar a ação policial. Ao olhar para o lado a expressão de dúvida pairava entre todos, nada havia acontecido.

Em algumas horas a cena que presenciei ali, me lembrou e muito partes de filmes sobre a ditadura militar no país. Fato cruel e que nunca mais deveria ser repetido, mas que se fez presente naquele que era para ser um marco de cultura e diversão. A polícia acuou toda a população em um canto, balas de borracha zuniam em nossos ouvidos, enquanto bombas de efeito moral explodiam ensurdecendo a população ainda estagnada. No palco, o vocalista da banda, pedia para a população se acalmar e não revidar o confronto da polícia continuar curtindo o show sem deixar que meros preconceitos estragassem a festa. Mas quem poderia continuar cantando enquanto apanhava com cassetete?

A multidão ainda tentou, mas foi impossível continuar, o corre corre, as bombas, as balas, o choro, o desespero, todos se solidarizavam rapidamente e erguiam aqueles que caíam no chão no meio da corrida. Mas não havia mais para onde correr. O centro de São Paulo e todas as suas ruas históricas voltaram ao passado ao se tornar um campo de guerra, poucos tentavam ainda protestar contra o ocorrido, mas afinal o que são algumas palavras contra bombas e tiros? Não havia mais o que falar o mais seguro era correr até quando as pernas agüentassem No trajeto, paro com outras pessoas para descansar, um policial da guarda metropolitana pede para não descansarmos, pois os militares estão vindo logo atrás dando borrachada em qualquer coisa que esteja se movimentando por ali.

Tentamos ainda achar um lugar seguro para ir, porém nada mais era seguro, aquela não era mais a festa para a qual eu e também aqueles cantores tínhamos sido convidados. A fuga persistia talvez entrar no metrô fosse à solução. Doce ilusão a minha, nesse momento o gás lacrimogêneo já ardia meus olhos e fazia com que eu não conseguisse falar e respirar direito. Dentro da estação mais movimentada da cidade o caos imperava, milhares de pessoas que não esperavam ir embora naquele momento tentavam desesperadamente conseguir retornar seguros para casa. Outros poucos vândalos, aproveitavam-se do tumulto para saquear lojas existentes ali, mesmo assim a polícia não deu trégua.

Utilizei a passagem subterrânea apenas para ir pro outro lado do confronto, já que seria impossível naquele momento subir em um vagão. Na saída encontro com o senador Eduardo Suplicy, um senhor de mais de 60 anos que como muitos outros senhores de idade estava ali apreciando o show da virada. Em meio à correria consegui trocar algumas palavras com ele e mostrar a minha indignação. Afinal talvez a voz dele seja mais sonora do que a minha. Ao chegar em casa após pegar mais de três conduções todas com o objetivo único de sair da mira da polícia a revolta e a indignação me fizeram pensar em escrever este texto e tentar retransmiti-lo para que o que quer que seja dito pela mídia do país, ao menos eu possa dizer que falei a verdade.

Esse show do grupo Racionais Mc's foi um dos mais tranqüilos que eu já fui em toda a minha vida. Não houve nenhum incidente no local, que não tivesse acontecendo em todos os outros palcos da virada cultural que justificasse uma ação agressiva por parte da polícia. Em nenhum momento Mano Brown o rapper vocalista ou qualquer um dos integrantes do grupo que subiu ao palco incitou a população a se voltar contra a polícia e em nenhum momento essa revolta aconteceu. Ao contrário, durante todo o tempo em que conseguiu se manter em cima do palco o vocalista da banda pediu para as pessoas se acalmarem, não revidarem as atitudes dos policiais e continuarem curtindo o show sem problemas.

Toda e qualquer atitude hostil ocorrida durante essa madrugada na praça da sé em São Paulo aconteceu por parte dos membros da polícia militar do estado que envergonharam as suas fardas, manchando-as com a lama do preconceito e da discriminação. Pergunto-me porque só nesse show houve esse tipo de atitude? Afinal haviam dezenas espalhados nos palcos da cidade. Será que a população negra e periférica que se concentrava ali não tinha direito de participar daquela manifestação cultural? Eu não sei dizer, mas acredito que sim afinal todos os cerca de 11 milhões de paulistanos foram convidados a comparecer.

Qual a diferença daquele show especificamente? O que motivou a fúria dos policiais, já que não foi a ação do público e nem do grupo. O que justificaria aquele retrocesso na polícia brasileira? Tanta arbitrariedade para quê? Onde está a liberdade de expressão, o direito de ir e vir e o fim da repressão? Outra dúvida o que será noticiado por nós profissionais da imprensa e pela grande mídia hoje? Passado algumas horas do show quem será que irá relatar o que realmente aconteceu ali. Será que alguém dará voz a população ali presente ou serão apenas mais manchetes preconceituosas sobre tumulto generalizado em um show de rap.

Seja o que for eu como cidadã brasileira e como jornalista resolvi não me calar. Estou passando uma cópia desta carta para todos os meus amigos e outra bem parecida para a imprensa e peço gentilmente que se você por algum motivo discorda das atitudes da corporação militar durante esse evento me ajude a repassar em todas as comunidades pela internet e em todos os meios possíveis de comunicação. Utilizemos essa globalização propiciada pela rede.

Peço aos colegas jornalistas que nessa hora honrem o compromisso com a verdade e apurem as informações ao invés de simplesmente passar aquilo que lhes parece verdade. Gostaria muito que esse manifesto não se fizesse calar, mas fosse uma voz contra toda a arbitrariedade e o cale-se imposto à população nessa madrugada de domingo.

Daniela Gomes é jornalista.
jornalistadanielagomes@gmail.com

Comentários

  1. Muito bom, estava na hora certa e no lugar certo.

    O melhor na hora errada no lugar errado.

    Ou será que ambos?

    ResponderExcluir
  2. "Terra de ninguém, Terra de ninguém... Guerra cívil todos somos reféns"
    Não há o que escrever, nem o que falar. Minha indignação foi tanta, foi como se um dos tiros tivesse me atingido. E não atingiu, físicamente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário